A CONVENÇÃO

Em que cremos

A CONVENÇÃO BATISTA CONSERVADORA (CBC), na consecução de seus objetivos, adotará uma linha teológica bíblica, ortodoxa e conservadora, cujos princípios fundamentais são os seguintes:

1. Cremos na Bíblia Sagrada como livro inspirado e outorgado por Deus para orientação dos salvos, na inerrância e na suprema autoridade das Escrituras inspiradas, no que concerne aos assuntos de ordem espiritual, moral e social.

2. Cremos em Deus Pai, Criador de todas as coisas, em seu Filho Jesus Cristo, único Salvador da humanidade e no Espírito Santo, que procede do Pai e foi enviado pelo Filho como penhor da redenção dos salvos.

3. Cremos na Trindade divina, conforme a declaração doutrinária dos pais apostólicos, i.é, num único Deus, que subsiste em três pessoas divinas distintas e completas em si mesmas, que compõem uma única divindade.

4. Cremos na existência de seres espirituais criados por Deus, denominados de anjos, sendo que alguns se rebelaram contra o Criador, enquanto outros permanecem fiéis a Ele e o servem ministrando a favor dos salvos neste mundo.

5. Cremos na obra expiatória de Jesus Cristo, na cruz do Calvário, em cumprimento das profecias do Antigo Testamento, como sacrifício único e suficiente para salvação de todos os pecadores.

6. Cremos que a salvação é outorgada ao pecador arrependido somente pela graça de Deus e pela fé na suficiência do sacrifício de Cristo.

7. Cremos na santificação do espírito, da alma e do corpo do cristão, como condição para permanecer na salvação já concedida por Jesus Cristo, sendo este um plano irredutível de Deus para o cristão.

8. Cremos que o cristão verdadeiramente salvo por Jesus Cristo deve viver neste mundo uma vida justa, santa e piedosa, servindo de exemplo e testemunho vivo da transformação efetuada no coração do convertido.

9. Cremos que a habitação divina no crente verdadeiro, através do Selo e do Batismo no Espírito Santo, são bênçãos concedidas como garantia e fortalecimento da vida espiritual e como privilégio singular concedidos apenas aos filhos de Deus.

10. Cremos que o Espírito Santo continua agindo no mundo e concedendo poder aos cristãos verdadeiros, através do fruto e dos dons espirituais, vocacionando alguns para o exercício do ministério eclesiástico.

11. Cremos que a Igreja, planejada, formada e organizada por Jesus Cristo, é o Seu Corpo sobre a terra, na presente Dispensação da Graça, sendo a despenseira dos mistérios e das bênçãos divinas, indispensável para o fortalecimento dos crentes e a manutenção de sua comunhão com Deus.

12. Cremos na volta iminente e invisível de Jesus entre nuvens para arrebatar a Igreja, numa primeira ocasião e, posteriormente, em resplendor e grande glória, visível a todos, para salvar e exaltar a nação de Israel e para estabelecer seu reinado milenar e glorioso sobre a terra.

13. Cremos que, após o encerramento do governo milenar de Cristo sobre a terra e da grande rebelião sob orientação do maligno, Jesus Cristo estabelecerá o juízo final, quando todos os vivos e os mortos ressuscitados serão julgados segundo as suas obras, conforme registradas nos livros.

14. Cremos que os condenados no juízo final serão lançados no ardente lago de fogo, onde já estarão a besta, o falso profeta e Satanás, para serem atormentados eternamente, separados de Deus e de seu reino.

15. Cremos que os salvos entrarão num estado de gozo e felicidade eterna, na nova terra que será criada pelo Senhor e na Nova Jerusalém, lugar da habitação de Deus, desfrutando de plena e eterna comunhão com Ele.