IMPRENSA

JoseC 2019: Temporada de aulas se encerra com culto no Anfiteatro Cesaréia

Galeria de Fotos

O projeto Jovens a Serviço de Cristo (JoseC) encerrou mais uma temporada de aulas e atividades no dia 09 de janeiro, durante um culto especial no Anfiteatro Cesaréia do Centro de Eventos Batista, em Bagé. Na ocasião, os alunos louvaram a Deus e prestaram homenagens aos colaboradores do projeto: a irmã Cátia Balim (IBC Bagé), responsável pela preparação dos alimentos e o evangelista Anderson Quadros, idealizador e coordenador do JoseC.

Atividades dinâmicas
Durante a primeira semana de aulas, os alunos foram supervisionados pelo Evangelista Misael Cabreira e pelo missionário Wesley Nunes. Na semana seguinte, o Evangelista Ronei Mascheville e sua esposa, Odete, foram os responsáveis pela coordenação . O casal é membro da IBC Betel e são os pais do aluno Pablo Mascheville, que ingressou no projeto em 2018. Durante o período de aulas, Ronei, que é vogal da diretoria do Departamento Geral de Missões da CBC, aproveitou os intervalos para conduzir os josequianos em momentos de oração e também em atividades dinâmicas que traziam em si importantes lições de vida.
“Em uma das atividades, chamada ‘desenho dos sonhos’ cada um rabiscou no papel a representação de seu objetivo de vida e depois trocava com o colega do lado, até montar uma figura completa. A moral dessa dinâmica é que nossos sonhos influenciam e são influenciados pelos outros”, explica Ronei.

Correndo atrás dos recursos
Durante o culto de encerramento, o evangelista Anderson pediu para que se colocassem em pé os alunos que não tinham condições financeiras para cursar o JoseC. As três turmas do projeto foram unânimes no gesto. Segundo o coordenador, os recursos não surgiram de forma fácil e as iniciativas dos alunos para conseguir o dinheiro da matrícula foram várias. Teve até quem vendeu garrafas pet para conseguir participar das aulas em Bagé. Da IBC Canguçu, uma representação de jovens fez valer a pena a palavra “esforço”. As alunas Dihellen Souza, Mariéli Duarte, Luêndria Gonçalves, Alessandra Megiato e Mikaela Silveira, trabalharam durante quase quatro meses para conseguirem pagar seu ingresso no JoseC. Juntas, as amigas fizeram brechó de roupas, venderam café colonial e chaveiros. O apoio da Igreja local também foi muito importante, pois os membros prestigiaram a inciativa.


Aluno que investe em novos alunos
A jovem Mikaela, além de trabalhar para arrecadar fundos juntamente com suas amigas, também orou a Deus para que Ele levantasse alguém que contribuísse com seu ingresso no projeto. A surpresa de Mikaela foi quando a jovem Raquel da Rosa, aluna da turma 03 e formanda  2019, decidiu que iria cobrir o valor necessário.
“Eu estava juntando dinheiro para comprar um novo celular, mas senti da parte de Deus que deveria investir esse valor no ingresso dela [Mikaela]”, conta Raquel.

 

Jovens são convidados a encarar o desafio “pela fé”

Ainda durante o culto de encerramento, Anderson convidou aqueles jovens, que pela fé, mesmo sem condições financeiras, desejassem fazer parte do JoseC a partir de 2020. Na ocasião, um rapaz e duas jovens da IBC Bagé manifestaram o propósito e receberam a intercessão dos pastores e demais pessoas presentes.

A turma 04 do JoseC é formada por 18 alunos. São eles:
Alessandra Megiato Dutra, 20 anos (IBC Canguçu)
Carla Alessandra Andrade Machado, 16 anos (IBC Braga)
Derick Nunes da Silva, 16 anos (IBC Meleiro)
Dihellen Souza Duarte, 14 anos (IBC Canguçu)
Douglas Martins Melo da Silva, 20 anos (IBC Itaqui)
Guilherme Trindade Penteado, 15 anos (IBC Bagé)
Isabel Munhoz, 14 anos (Congregação de Dom Pedrito)
Jaqueline da Silva dos Santos, 20 anos (IBC Herval do Sul)
Jediael Pereira Aguiar, 15 anos (IBC Ijuí)
Katlen Santana Soares, 15 anos (IBC Pelotas)
Kauan Victor da Costa da Rosa, 15 anos (IBC Ijuí)
Leander Pedrozo Nunes, 22 anos (IBC Herval do Sul)
Luêndria Belasquem Gonçalves, 21 anos (IBC Canguçu)
Mariéli Papine Duarte, 14 anos (IBC Canguçu)
Mikaela Silveira Ludtke, 14 anos (IBC Canguçu)
Moisés Ferreira, 28 anos (IBC Pelotas)
Richard Rodrigues de Matos, 14 anos (Congregação de Dom Pedrito)
Thiago Eliezer Silva de Quadros, 23 anos (IBC Bagé)