IMPRENSA

Integrando Saúde e Fé: Nossa alimentação glorifica a Deus?

Galeria de Fotos

Por  *Aquinoã Araujo da Rocha 
Graça e paz da parte de Deus aos queridos leitores do Portal Batista. É com grande alegria que divido hoje uma palavra da parte de Deus e tenho certeza que como sendo viva e eficaz, a mesma irá produzir um grande efeito em sua vida.
A preciosa palavra de Deus nos ensina sobre tudo que precisamos e nas instruções apresentadas na Bíblia, nossa alimentação também está incluída.
“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”
(1 Coríntios 10. 31).
Você já havia pensado nisso? Confesso que quando me dei conta sobre a importância da nossa alimentação e como devemos nos conduzir, e que podemos ou não glorificar a Deus, me surpreendi. No período em que estamos experimentando de coronavírus - (COVID-19) e com o isolamento social que estamos vivenciando, nossa tendência natural é a mudança da rotina e, principalmente, a rotina alimentar, causada por inúmeros fatores, (seja por passar mais tempo em casa e reproduzir todas as receitas daquele canal que você é inscrito e nunca teve tempo para olhar, ou quem sabe, ao fazer uma faxina, você achou seu caderninho de receitas e resolveu colocar suas habilidades em prática, ou ainda,  por ansiedade, consumir seu estoque de alimentos ultraprocessados. Afinal, como viver sem os “salgadinhos e biscoitos”?)
Falar sobre alimentação saudável se tornou tendência e o número de dietas milagrosas cresce a cada dia e existem centenas de materiais à disposição. Quando pensamos sobre o que é alimentação saudável, a primeira ideia que nos vem à mente é que teremos que comer apenas salada para evitar a ingestão excessiva de calorias e o consequente acúmulo de peso. Embora o consumo de verduras e legumes seja essencial, esse conceito não engloba todas as características de uma dieta considerada equilibrada. Uma boa alimentação está relacionada à ingestão dos nutrientes necessários para suprir nossas demandas diárias. Os benefícios de uma alimentação saudável não vêm de componentes isolados, mas sim, da combinação de nutrientes de um alimento ou de uma refeição, considerando desde as diferentes formas de preparo até à dimensão cultural e social de um prato.
O que comemos, no entanto, tem glorificado a Deus? O versículo bíblico citado acima apresenta uma interpretação completamente espiritual sobre nossos hábitos alimentares e até esse ato tão comum, de comer e beber, deve ser adotado de forma que honremos nosso Deus. Como cristãos, precisamos aprender a viver de forma divina, para que a saúde divina esteja no nosso corpo. Esta é a vontade de Deus. Outro versículo que se encaixa no contexto abordado e que também foi escrito pelo apóstolo Paulo, reforça a respeito do cuidado que precisamos ter:
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios 6.19 e 20)
O segredo para uma alimentação saudável, a fim de a mesma que possa glorificar a Deus, se dá por meio de pequenos hábitos que podemos criar, como por exemplo, consumir mais produtos da feira, substituir bebidas calóricas por água, cozinhar mais e evitar alimentos prontos, comer com domínio próprio, comer visando a saúde, comer para se ter energia. Não poderia existir período mais apropriado do que este, para que pequenas trocas alimentares possam ocorrer.  A vontade de Deus, explícita em todos os livros da Bíblia, é que nós vivamos uma vida saudável. É da vontade de Deus que todos nós vivamos livres de doenças e de enfermidades. E o fato é: a manutenção da sua saúde é responsabilidade sua! Ela não pode ser negligenciada, pois Deus se importa com a preservação da nossa integridade física. Vamos nos importar também.
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. (3 João.2)
Finalizo, assim, esta meditação e desejo, de forma profunda, que você pense mais sobre o tema apresentado aqui, a fim de que possa glorificar a Deus, também por meio de sua alimentação.

*Missionária da IBC Bagé e graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia