IMPRENSA

Vivendo uma vida satisfeita

Galeria de Fotos

Por *André Madeira Gonçalves

(Meditação com base em Filipenses 4. 10-13)

O contentamento é algo que em nosso tempo tem sido um bom assunto para meditação e reflexão. O mundo materialista em que vivemos não deixa espaço e tempo para uma avaliação do que é viver com contentamento.

A fadiga do trabalho, a busca incessante por adquirir, a insistência por crescer e ter abundância muito mais do que o necessário para a vida cotidiana, as preocupações e as calamidades que assolam a população têm levado as pessoas a uma vida insatisfeita. Há uma tendência de esquecer-se do cuidado de Deus, que supre a necessidade para que cada um possa ter uma vida satisfeita e feliz.

Contentamento é uma palavra intrigante! Se pararmos um pouco e exercitarmos o nosso raciocínio para pensar no que Deus nos tem provido e olharmos à nossa volta, veremos que Ele tem nos abençoado. Mesmo em meio às dificuldades destes dias em que estamos vivendo, ocupamos uma posição melhor do que muitas pessoas. Temos a Palavra de Deus, sua presença viva em nós através do Espirito Santo e mesmo distante uns dos outros, mantemos a comunhão. Enquanto isso, existem outras pessoas sem perspectivas, inseguras, aflitas e tomadas de angústia. Devemos pensar que Deus nos proporciona viver satisfeitos com o que possuímos.

Vejamos como Paulo poderia dizer estas palavras: “Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”. Como um homem tendo privações pode ser feliz? A resposta está no seu coração: Quem ocupa o seu coração é que dará a resposta. O “senhor” que estiver morando no seu coração é que dá o resultado da sua satisfação.

Se Deus mora em seu coração, embora estando abatido, você saberá também ter abundância.
“Em toda maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (v. 12).
Um coração assim consegue ser feliz, porque: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (v. 13).

Você é capaz de estar contente em qualquer circunstância que venha a enfrentar? Paulo sabia como ficar satisfeito, independentemente de ter muito ou de estar passando por necessidades. O seu segredo estava em ser fortalecido pelo poder de Cristo.

Quem fortalece é o Senhor! O dinheiro não fortalece o coração, uma posição social de destaque muito menos e tão pouco as riquezas. Se olharmos à nossa volta, veremos muitas pessoas que possuem fama, dinheiro (muito dinheiro), bens (muitos bens), mas não têm Cristo em suas vidas e por isso, são infelizes mesmo com tudo aquilo que possuem.
A felicidade é dada por Cristo Jesus em nossa vida. Entretanto, quando a buscamos nas coisas temporais, estas não nos satisfazem, nem nos proporcionam alegria (Mt 6. 19-21). O poeta e crítico francês Nicolas Boileau certa vez afirmou: “Quem vive contente com nada, possui todas as coisas”.

Em Deus está a receita para a satisfação pessoal, para uma vida de contentamento, abundante, feliz, cheia de graça e de tranquilidade.
Quem é o senhor da sua vida?

*Diácono e correspondente da Congregação de Candiota/RS