IMPRENSA

Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Galeria de Fotos

Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças causadas por vários fatores. Tem desenvolvimento lento durante a vida e são de longa duração. Nos dias atuais são consideradas um sério problema de saúde pública. Em 2008 já eram responsáveis por 63% das mortes no mundo. No Brasil, em 2013, as DCNT foram a causa de aproximadamente 72,6% das mortes segundo o Sistema de Informação de Mortalidade 2015.

As DCNT tem forte impacto na morbimortalidade e na qualidade de vida dos indivíduos afetados, aumenta o risco de morte prematura e tem efeitos econômicos pois aumenta os gastos das famílias com medicamentos e serviços de saúde. As DCNT são resultado de diversos fatores, determinantes e condicionantes sociais, genéticos e fatores de risco individuais como tabagismo, consumo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável. Estes quatro últimos, chamados de fatores de risco individuais, são plenamente controlados pelo próprio individuo ao longo de sua vida e resultam em melhores ou piores condições de saúde.

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Cor. 10:31) lembrando que o nosso corpo é o templo do Espirito Santo e devemos cuidar dele. “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19).