Na terça-feira, dia 16 de setembro, nas dependências da IBC Bagé, foi celebrada A Páscoa dos Militares. O 1° Sargento Diácono Gilberto Braz dirigiu a celebração. A 3° Sargento Jaísa Sudati ministrou a palavra de introdução, a mensagem final foi ministrada pelo Pastor Joézer Muniz. O encerramento e a impetração da bênção arônica esteve a cargo do Pastor Gideão.
Com relação ao contexto histórico, de acordo com as informações passadas pelos Pastor Gideão, a Páscoa dos Militares surgiu devido à impossibilidade dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
comemorarem a Páscoa em 1945, por estarem em combate na Itália, durante a segunda guerra mundial. Assim, a Páscoa dos Militares, relembra a história da FEB. Ao voltarem para o Brasil, as tropas realizaram uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, em um ato de agradecimento a DEUS pela vitória.
Foi concedido então que a celebração ocorresse em uma data diferente, criando a tradição da Páscoa dos Militares, que se tornou uma forma de manter viva a memória e o espírito de fé militar. (Oremos para que diante do ódio e perseguição à fé cristã, os militares não sejam impedidos de manter e celebrar à sua fé em DEUS). O Pastor Gideão ressalta que nessa data, nós evangélicos, também lembramos o Pastor Batista, João Filson Soren o primeiro capelão evangélico brasileiro. Que, quando em 1944, o presidente Getúlio Vargas criou o Serviço de Assistência Religiosa, permitindo a participação de capelães voluntários para atuarem junto da Força Expedicionária Brasileira na campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, ele incorporou às forças expedicionárias como capelão.
O Pastor João Filson Soren foi nomeado Capelão Militar em 13 de julho de 1944 e classificado no 1º Regimento de Infantaria (Regimento Sampaio), embarcando para a Itália. Assim, entre 1944-1945, Soren serviu com a FEB, como o primeiro dos capelães militares evangélicos. Ele foi reconhecido por sua atuação próximo à linha de frente da FEB, particularmente em Monte Castelo, onde correu riscos para localizar e ajudar a resgatar os corpos de soldados mortos em combate. Recebeu a mais alta condecoração de guerra do Exército Brasileiro, Cruz de Combate Primeira Classe, e a Silver Star, a mais alta condecoração de guerra do Exército Norte Americano. A data de seu nascimento, 21 de junho, é usada para comemorar o Dia do Capelão Evangélico Civil e Militar. Assim, o pastor João Filson Soares é homenageado como primeiro capelão evangélico brasileiro.
Dessa forma, a Páscoa dos Militares está ligada ao capelão evangélico.
Com colaboração da correspondente Fabiana Vincent
Compartilhe esta publicação:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir